FATORES ASSOCIADOS NO DESEMPENHO DE NEGROS E BRANCOS NAS PROVAS RAPIDAS DE ATLETISMO E NATA O C Pia
Denise Aparecida Machado Pinto1 denise.dio@ig.com.br Gleyson Custódio da Silva2 gleysoncustodio@gmail.com RESUMO
Com a evolução do treinamento esportivo, as provas de velocidade tanto do atletismo quanto da natação vivenciaram frequentes quebras de recordes. Estes recordes desde que começaram a ser computados foram efetuados em sua maioria por negros nas provas de atletismo e brancos nas provas velozes de natação. Diversos fatores podem influenciar para um bom desenvolvimento, isso vale apenas para a competição de alto nível, onde cada milissegundo é crucial para a vitória ou para a derrota. O estudo pretende investigar os fatores envolvidos na prevalência do desempenho de atletas negros e brancos em provas rápidas no atletismo e natação respectivamente, analisar o perfil antropométrico, composição corporal e adaptações e ajustamentos desses atletas em questão através de pesquisas bibliográficas.
INTRODUÇÃO
O atletismo é um dos esportes mais tradicionais e praticados em todo o mundo. Disputado desde a Grécia antiga, esse esporte é subdividido em diversas modalidades tendo a corrida de velocidade como uma das mais antigas e a única prova a ser disputada em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, quando era realizada em uma reta de aproximadamente 192 metros. Com a evolução do esporte e da recriação dos Jogos Olímpicos, a prova de 100 metros vem sendo disputada desde os jogos de Atenas em 1896.
Os primeiros relatos que fazem referência à natação aparecem no Egito, no ano de 5.000 a.C. Nas sociedades primitivas a natação era uma atividade de sobrevivência (para pescar e também não se afogar). Nos primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna de 1896 (assim como a corrida de velocidade), já contemplavam a natação como esporte com provas a partir dos 100 metros.
Com a evolução do treinamento esportivo, as provas de velocidade tanto do