esportes
DO ESPORTE
NATAL/RN
2013
1- INTRODUÇÃO
Considerando que para ter-se uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo junto à sua formação ética e cívica, de conhecimento ao seu habitat. Sendo que a compreensão de sociedade, e de comunidade para este indivíduo deve estar ancorada como base das ações de servir ao próximo conforme as capacidades delegadas ao dom de cada ser. Para Ferreira (2001), a qualidade de vida nas cidades, é uma referência constante do discurso político, este também presente, ainda que com entendimentos distintos, nos desejos e aspirações dos indivíduos dessas cidades. Deve-se ter a definição de que a qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.
Conforme Lyndon Johnson (1964), a qualidade de vida está dentro de um contexto global, “que os objetivos não podem ser medidos através dos balanços dos bancos”. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas (WHO, 1998).
2- JUSTIFICATIVA
O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Crianças, e adolescentes de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade. Trata-se de uma proposta que vem oferecer aos mesmos acessos a pratica de esportes nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, basquete e outras modalidades.
O projeto “Formando Cidadãos Através do Esporte” sem dúvida é de extrema relevância social para a comunidade a para os beneficiários uma vez que proporcionará aos mesmos a criação de