DESIGUALDADE RACIAL E DESIGUALDADE DE GÊNERO
Você pode entender a desigualdade racial sobre dois aspectos, ela pode ser sinônima de diversidade étnica, ou seja, existem brancos, pretos e mestiços, ou pode entender de uma forma menos literal, onde o branco possui, em geral, melhores condições econômicas e sociais, enquanto o negro é marginalizado, pobre e vitima de uma historia vergonhosa de escravidão.
Um certo grupo étnico não tem as mesmas condições de se elevar ou melhorar socialmente no Brasil "democrático" , negros, mestiços , mulatos , caboclos , índios e etc... São discriminados na hora de arrumar emprego , e como a maioria vêm de origens pobres , tem baixa escolaridade , o que impede de entrar nas melhores faculdades.
Atitudes cruéis, e maneiras estúpidas de julgar aas pessoas pela cor da sua pele .Nós não podemos negar que muitas vezes achamos mais provável um bandido ser negro , mas isso não tem o maior fundamento. A raça não mostra o caráter ou a personalidade de uma pessoa. Somos diferentes na cor da pele , mas somos todos iguais e temos nossos direitos .
O negro é a maior parte de toda essa discriminação , pela sociedade uma população de negros é uma população pobre, sem desenvolvimento, já os brancos são diferentes pelos olhos do povo,em população de brancos é uma população rica, desenvolvida. Muitas vezes várias pessoas são julgadas pela cor, mas nem sempre a cor significa a formação, o caráter da pessoa ou personalidade. Negros sofrem muitas vezes racismo, são trocados por brancos em cargo de trabalho que nem sempre tem a capacidade de ocupar esses cargos.
Hoje foram impostas diversas leis para torna esses direitos iguais, e racismo é crime. Em alguns lugares é proibida a entrada de negros e já aconteceram várias reivindicações para mudar a forma que o negro é visto e passar a ser vistos de outra maneira. Nos últimos anos foram tomadas diversas precauções para que essas diferenças entre negros e brancos, aos poucos esse preconceito está diminuindo, mas falta muito