desigualdade social
RESUMO: O presente artigo tem por finalidade mostrar o que é a desigualdade social. A desigualdade social é resumida, em muitos com pouco e poucos com muito. Este fenômeno acontece quando a distribuição é feita de forma inadequada, ou seja, injusta. O capitalismo, pode ser considerado, um dos maiores influenciadores da desigualdade no mundo, apesar desse fenômeno existir desde o feudalismo. No Brasil, desde seu descobrimento, existe a desigualdade social, herança das diferenças sociais, (escravidão, preconceito e racismo) e foi mantida pelas gerações futuras. Daí a origem da desigualdade social brasileira que permanece e se expandiu de tal forma que chega a ser quase irremediável nos dias atuais. A desigualdade no Brasil envolve questões econômicas, de gênero, componente racial, etc.
Palavra-chave: Desigualdade Social, pobreza, divisão social, relação social, preconceito, racismo.
1 Desigualdade econômica, um problema nacional.
A desigualdade econômica no Brasil é devido à incorreta distribuição de renda entre a população, fazendo com fossemos separados em alguns tipos de classes, os ricos e os pobres. Os ricos tentam manter distância dos pobres, e só pensam em usar o dinheiro para si, fazendo com que esta desigualdade aumente a cada dia.
A classificação de classes está no Critério de Classificação Econômica Brasil, mais conhecido como Critério Brasil ele separa as classes sociais a partir do poder de compra e consumo de alguns itens. Se uma família tem acesso a cada um dos itens, ela ganha pontos, que são somados e comparados com uma tabela. A classe social desta família é determinada pelo número de pontos que ela conseguir somar, e existem 7 classes econômicas diferentes (A1, A2, B1, B2, C, D, E). A partir dessa separação de classes, surge então a exclusão social.
“ A exclusão vem se