desigualdade no brasil
Existe uma grande quantidade de tipos de desigualdade, como: desigualdade de gênero, social, renda, etc. No nosso país encontramos principalmente a desigualdade social e de renda, se você por acaso passear nas calçadas das grades cidades do Brasil, provavelmente você irá encontrar uma grande quantidades de mendigos. A desigualdade tem sido um dos cartões de visita do Brasil para o mundo, pelo simples fato de ser um dos países mais desiguais segundo dados da ONU, e em 2005 atingiu o 8º lugar entre as nações mais desiguais do mundo. O índice gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1 maior a desigualdade) , porém ainda é demais.
Alguns pesquisadores que estudam desigualdade no Brasil atribuem, em partes a persistência por séculos em patamares inaceitáveis ao Brasil colonial, é evidente que acontecimentos históricos como a influencia ibérica, os padrões de títulos de terra e latifúndios e a escravidão contribuíram bastante para essa situação. Porém, a desigualdade na sociedade brasileira não se da apenas pelos fatos ocorridos no passado, o grande processo de modernização que aconteceu no país a partir do século XIX, junto com o desenvolvimento econômico fizeram, com que acontecesse o crescimento da disparidade na renda, educação, saúde.
O desemprego( os que vêm de família mais simples tem na maioria das vezes menos probabilidade de obter um nível alto de instrução), a fome, baixo nível de escolaridade( onde quem tem nível de escolaridade baixo, menores são suas chances de chegar a um patamar de renda e social elevado, pelo fato de não conseguirem um emprego de