Desigualdade No Brasil
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.
A republica dos doutores
Doutor, em nossa sociedade, não é a designação de um título acadêmico, mas um atestado de desigualdade social. Este termo é utilizado principalmente por pessoas das classes populares ao se dirigir ou se referir a pessoas de outras classes. A alusão a uma educação superior, que é contida no título, serve para justificar o privilégio: se alguém é doutor, "merece" ser rico. Com isso, a classe média, sempre ameaçada por um retrocesso, pode acreditar que seu privilégio não seja arbitrário e efêmero. É provável que o uso do termo Doutor como índice e justificação do privilégio social seja um sintoma constante em sociedades em que formas arcaicas de domínio desvirtuam as formas modernas da diferença social.
A locomoção como desigualdade
Podemos observar as desigualdades até nos meios de transportes, pois enquanto alguns indivíduos andam de carro importado, a maioria da população anda de ônibus ou nos trens suburbanos, ou até a pé, pois muitos não