Design de interação
O foco de pesquisa e estudo do Design de Interação são as relações humanas tecidas através dos artefatos interativos, que funcionam também como meios de comunicação interpessoal.
O Design de Interação tornou-se motivo de estudos em grandes universidades dos Estados Unidos, como o MIT, aCarnegie Mellon University, a Savannah college of art and design, o Institudo Ivrea de design de interação, aUniversidade de Iorque e o Royal College of Art. No Brasil, pós-graduações homônimas são oferecida pela PUC Minas (Belo Horizonte - MG), Instituto Faber-Ludens de Design de Interação (Curitiba - PR) e Universidade Positivo(Curitiba - PR).
Definição
Design de Interação é uma vertente do design cuja filosofia prega o desenvolvimento de projetos a partir da aplicação de conceitos construídos com base na observação das experiências e de testes com usuários.
Sua aplicação visa a melhoria da relação homem-máquina, já que o sucesso de um produto no mercado depende muito da experiência interativa que ele pode proporcionar.
Estes são alguns benefícios:
• Adequar respostas do sistema às entradas do usuário
• Balancear interação e funcionalidade
• Prevenir erros do usuário
Aplicando estes conhecimentos, os designers de interação criam produtos e serviços de maior (usabilidade) sob o conceito do Design Centrado no Usuário, levando em conta os objetivos, funções, experiências, necessidades e desejos destes.
Visando o equilíbrio entre os anseios dos usuários, os negócios dos clientes e as possibilidades tecnológicas, os designers de interação superam desafios complexos e criam produtos e serviços inovadores.
Estes designers quase sempre trabalham em conjunto com especialistas