desertificação
A ONU define desertificao como “ a desgradação das terras na zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de fatores diversos, como as variações climáticas e as atividades humanas”. A degradação da terra engloba a degradação do solo, dos recursos hídricos, da vegetação e da biodiversidade. A desertificação não é cauda apenas pelo prolongamento dos períodos de estiagem ou seca e o crescimento do déficit hídrico.
O uso intensivo do solo para fins agrícolas nas margens dos desertos ou em ecossistemas e solos frágeis que sofrem intenso desmatamento esta entre os principais fatores responsáveis pela desertificação. O sobrepastoreio é a utilização de métodos insatisfatórios de irrigação também contibuem para o problema.
A desertificação deteriora a estrutura do solo, além de reduzir a quantidade de matéria orgânica, mudar o equilíbrio de sal e agua e levar os riscos de erosão esses efeitos acarretam a perda da terra arável, pois a fertilidade dos solos é comprometida, ocasionando, diminuição da produção agrícola e pecuária.
Segundo a ONU, a desertificação ameaça entre 30% e 40% das terras férteis no mundo, pondo em risco a vida de 1,2 bilhoes de pessoas, em mais de cem países. a desertificação, ameaça a saúde e os meios de subistencias principalmente das famílias camponesas pobres dos países em desenvolvimento e podem agravar a fome, a desnutrição, as epidemias, a instabilidade econômica e social.
As áreas com risco de desertificação ocorrem em varias partes do mundo. A Africa é um continente mais atingido , as terras agricultáveis se tornam cada vez mais raras.
No Brasil
O brasil não esta a salvo da desertificação. Varias regiões do pais apresentam riscos elevados ou a ocorrência desse problema ambiental. Entre áreas mais afetadas, estão:
• O Nordeste
• A região sul do cerrado
• O rio grande do sul