livro
No quadro abaixo estão as palavras geradoras referentes ao terceiro saber com o número de vezes que cada uma foi escolhida pelos participantes dos círculos de diálogo no estado do Ceará.
Palavras geradoras
Número de vezes em que foi escolhida
Condição humana
Condição cósmica
Esfera social
Esfera individual
Condição física
Unidade/Diversidade
Condição terrestre
13
11
9
6
5
5
4
Condição humana e condição cósmica, foram predominantemente escolhidas. Sobre condição humana, transcrevemos, na íntegra, as opiniões:
“- Madre Teresa falava que uma gota d’água faz a diferença. Para isso, é preciso que eu me descubra enquanto ser humano”.
“- Relaciono a condição humana a um dos pilares: aprender a SER, dos Quatro Pilares da Educação para o Século XXI, que também é tema dessa Conferência. Por isso, ligo a palavra, por mim destacada, a todas as outras relacionadas às condições e consciência ecológica”.
“- No momento, percebo que a Inclusão está apontando para a socialização. No ambiente no qual trabalho, olhamos para os alunos individualmente. Nem percebemos as suas deficiências visuais. Não vejo aqui a segregação. Quando acabar a Escola Especializada, como será vista a condição humanadesses alunos?”.
“- (...) tenho estudado sobre currículo, há algum tempo. E fui buscar no Morin um olhar diferenciado para compreender a formação humana. Desde que comecei a trabalhar na rede de Ensino municipal de Fortaleza, acho que reflito mais do que ajo. Mesmo assim, tenho, às vezes, posturas autoritárias as quais recrimino, embora a faça para sobreviver. Ao ver que a Conferência fala de saberes para o presente e não mais para o futuro, me questiono ainda mais, pois creio que lá na prática as idéias dos Sete Saberes ainda me parecem muito futuristas. Morin nos traz uma crença de que ainda é possível”.
Interessante destacar, em