Como economizar água
- Ler o hidrômetro!
Ler corretamente o hidrômetro pode ser útil para quem quer entender sua própria conta, mas principalmente também para quem busca descobrir se tem vazamentos dentro de casa. O hidrômetro é um mecanismo simples: tem a aparência de um relógio que se movimenta com a passagem da água. No geral, as medidas apresentadas se referem a metros cúbicos (m³). Um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.
A dica para descobrir vazamentos é direta: feche todas as torneiras da casa e até mesmo os registros. Volte ao hidrômetro e verifique se a contagem continua em andamento. Se os números seguem em evolução e todas as saídas de água estão fechadas, há algum ponto vazamento na casa que precisa ser investigado.
- Não para as mangueiras!
Quando lavamos nosso carro, quintal ou molhamos as plantas com a água saindo diretamente da mangueira, gastamos muito mais água do que pensamos. Se enchermos um balde dágua e jogar na garagem inteira, vimos que já é o suficiente para tirar o sabão e o excesso com o rodo. Ao usarmos a mangueira gastamos muito mais tempo com ela aberta e não utilizamos os rodos e vassouras para auxiliar na limpeza. Acaba liberando mais água.
- 2 minutinhos já bastam!
Aqueles que não são chegados no banho demoram a entrar, e quando entram não quer mais sair. Aqueles que adoram, não vêem nem a hora passar, é ou não é? Mas muito cuidado nesse momento. Nesse tempo nós perdemos muita água e não temos consciência. Que tal cronometrar o banho? É bom para o meio ambiente e é bom para você.
- Atenção dona de casa...
Ao lavar a louça, na hora do enxágüe, tente abrir menos possível a torneira e utilizar pouco sabão. Rende mais e é seu bolso agradece!
- Hora da revisão!
Passeie pela casa e verifique que nenhuma torneira esteja pingando, ou mal fechada. Também ajuda na economia da água.