Desertificaçao
O que é a
DESERTIFICAÇÃO ?
Projecto DesertLinks
Framework 5 – União Europeia
Geografia e Planeamento Regional
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
O que é a Desertificação?
“…degradação do solo, da paisagem e do sistema bio-produtivo terrestre, em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, resultante de vários factores, incluindo as variações climáticas e as actividades humanas…”. Definição das Nações Unidas (1994)
O fenómeno da Desertificação tem sido erradamente confundido com o Despovoamento, que afecta grande parte do interior do País. No entanto, estes dois fenómenos podem estar relacionados. A perda de fertilidade dos solos acaba por levar ao declínio da agricultura, ao abandono da terra, e à emigração.
Desertificação
Portanto é essencial distinguir os dois fenómenos, para que seja possível aplicar medidas de combate, que dificultem o avanço da Desertificação.
Desertificação é uma perda progressiva da fertilidade do solo, pela destruição da sua estrutura e composição, o que não permite boas produções agrícolas, nem a existência de uma vegetação com variedade de espécies naturais.
Formação
Rocha
Solos Jovens
Solo Evoluído
Erosão
A destruição do solo tem outras agravantes, uma vez que ao tornar-se mais delgado, permite apenas a infiltração de uma pequena quantidade da água da chuva.
Deste modo a quantidade de água subterrânea diminui.
Estudos efectuados revelam que cerca de 36% do País apresenta risco de desertificação, encontrando-se já 28% desta área, bastante afectada por este fenómeno. Diversas áreas do Interior de Portugal (Alentejo, Algarve, Beira Interior, Trásos-Montes), já apresentam vastas áreas com elevado grau de degradação dos solos e da vegetação.
No caso particular do Concelho de Mértola, 47% da superfície deste município já se encontra afectada por um elevado grau de