Hipertensão arterial
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
ADESÃO AO PROGRAMA HIPERDIA DO MUNICÍPIO DE
ANTA GORDA
Priscila Rui
Lajeado, junho de 2012
Priscila Rui
ADESÃO AO PROGRAMA HIPERDIA DO MUNICÍPIO DE
ANTA GORDA
Projeto de pesquisa desenvolvidopara a realização de Trabalho de Conclusão de Curso como exigência parcial para a obtenção de título de Bacharel em Biomedicina.
Orientadora: Prof. Msc. Michelle Mergener
Lajeado, junho de 2012
RESUMO
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e a hipertensão arterial está entre os seus principais fatores de risco. A hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde pública cujo controle, de forma continuada, visa prevenção de alterações irreversíveis no organismo e relacionado à morbimortalidade cardiovascular. O controle da pressão arterial sistêmica está diretamente relacionado ao grau de adesão do paciente ao tratamento. A não adesão ao tratamento medicamentoso é uma das principais causas das baixas taxas de controle da hipertensão e constitui um dos maiores e mais importantes problemas enfrentados pelos profissionais que atuam na atenção básica. O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no plano de reorganização de atenção a hipertensão e o diabetes melittus, em todas as unidades ambulatórias do SUS, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde. As causas da não adesão podem ser baixa escolaridade dos pacientes, alguns mencionam a falta de dinheiro para comprar os remédios como fator explicativo para a não adesão. O objetivo deste trabalho é pesquisar a adesão ao tratamento através de uma análise do banco de dados do município de Anta Gorda- RS.
Palavras – chave: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Tratamento Anti-hipertensivo. Adesão ao tratamento Anti – hipertensivo. Idosos. Hiperdia.