desenvolvimento I
ESQUEMA DAS PRINCIPAIS TEORIAS ATÉ O PRÉ-NATAL
Porto Alegre, 22 de Abril de 2014
1 Sumário
2 O Desenvolvimento Humano
2.1 Por que estudar o desenvolvimento humano?
O estudo do desenvolvimento humano busca conhecer as características comuns de uma faixa etária, analisando os períodos desde a gestação até a morte, com todas as mudanças que ocorrem ao longo da vida, sendo elas sistemáticas de aspectos físico motores e adaptativas de aspectos ambientas.
Os cientistas do desenvolvimento humano estudam as mudanças quantitativas e qualitativas e a estabilidade nos domínios físicos, cognitivos e psicossociais, buscando compreender através de avaliações e previsões o desenvolvimento, podendo assim descrever, explicar e modificar o comportamento.
2.2 Tipos de mudança
1. Quantitativa - é uma mudança de número ou quantidade, como as do crescimento, em altura, peso, dentre outras.
2. Qualitativa- mudança de qualidade do desenvolvimento, valores, princípios, dentre outros.
2.3 Quando surge a infância?
Hoje em dia, diferenciamos as crianças dos adultos de uma forma totalmente automática, pois as dedicamos características muito peculiares, que foram começando a surgir por volta do século XIII. Durante a idade média não existia o sentimento de infância, não havia essa consciência da particularidade infantil, por essa razão, assim que a criança tinha condições de viver sem a presença constante da mãe ou cuidador, ela imediatamente ingressava na sociedade adulta e não mais se distinguia destes. A partir da arte pode-se ter uma noção sobre o sentimento que havia antigamente em relação à infância – ou à falta desse sentimento particular. Abaixo segue a evolução do sentimento infantil através arte no decorrer dos séculos:
Até o século XII – Não havia representação da criança na arte, onde a infância era apenas um período de transição se tinha o sentimento de que