psicologia e desenvolvimento I
Teoria – É um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados, os quais tentar descrever e explicar o desenvolvimento e predizer que os tipos de comportamento poderiam ocorre sob certas condições.
As teorias organizam os dados, as informações reunidas pela pesquisa e são uma rica fonte de hipóteses possíveis explicações ou previsões que podem ser testadas por futuras pesquisas.
O modo como teóricos explicam o desenvolvimento depende ,em partes, do modo encaram três questões básicas:
1- O peso relativo dado á hereditariedade e ao ambiente;
2- Se as pessoas são ativas ou passivas em seu próprio desenvolvimento;
3- Se o desenvolvimento é continuo, ou ocorre em etapas.
Alguns teóricos são influenciados por um : modelo mecanismo baseado na maquina como metáfora, que vê o desenvolvimento como uma resposta passiva, previsível a estímulos internos e externos.
Modelo organísmico – modelo segundo o qual o desenvolvimento é desencadeado internamente por uma pessoa ou organismo ativo e ocorre em uma sequência universal de estágios qualitativamente diferentes de maturação.
O desenvolvimento é continuo, ou ocorre em etapas Teóricos mecanicistas vêem o desenvolvimento como algo continuo sempre governado pelos mesmos processos, permitindo a predição de comportamentos posteriores a partir de comportamento anteriores.
Eles concentram-se na mudança quantitativa: exemplo- mudanças na frequência com que uma resposta é dada, em vez de mudanças no tipo de respostas.
Teóricos organismicos-enfatizam a mudança qualitativa.
Eles vêem o desenvolvimento como algo que ocorre em uma série de etapas distintas.
Exemplo: em cada etapa, as pessoas lidam com diferentes tipos de problemas e desenvolvem diferentes tipos de capacidade.
Perspectivas influenciam as perguntas que os pesquisadores fazem, os métodos que utilizam e os modos como interpretamos dados. Para avaliar e interpretar a pesquisa, é importante reconhecer a