Desenvolvimento Web I
Podemos designar o Arduino simplesmente como uma peça de Hardware ou um Software de desenvolvimento, mas é muito mais que isso. Devido ao sucesso que tem vindo a alcançar ao longo do tempo. As razões para tal sucesso baseiam-se no seu baixo custo - dadas as suas funcionalidades -, a simplicidade na utilização e a possibilidade de utilização em vários sistemas operativo, como o Windows, Macintosh OS e Linux - capacidade essa denominada por “Cross-platform”.
A placa do Arduino e composta de um microprocessador Atmel AVR , um cristal ou oscilador de 16 Mhz (relógio simples que envia pulsos de tempo em uma frequência especificada, para permitir sua operação na velocidade correta) e um regulador linear de tensão de 5 volts. Dependendo do tipo de Arduino que for utilizar, ele também pode ter uma saída USB, fornece alimentação enquanto estiver conectado ao computador, que permite conecta-lo a um PC ou Mac para upload ou recuperação dos dados. A placa expõe os pinos de entrada/saída do micro controlador, para que possa conecta-los a outros circuitos ou sensores.
O Arduino consiste, por definição, em um micro controlador de placa única e um conjunto de software para programá-lo.
Em termos práticos, um Arduino e um pequeno computador que voce pode programar para processar entradas e saidas entre o dispositivo e os componentes externos conectados a ele. O Arduino é o que chamamos de plataforma de computação fisica ou embarcada, ou seja, um sistema que pode interagir com seu ambiente por meio de hardware e software (Michael McRoberts, 2011).
O software trata-se de