Desenvolvimento h i
Os cientistas definem sua teoria de comportamento conforme entendem três questões básicas o peso relativo dado à hereditariedade e ao ambiente,se as pessoas são ativas ou passivas em seu próprio desenvolvimento e se o desenvolvimento é contínuo, ou ocorre em etapas.
Há uma questão que gerou conflitos e debate entre teóricos,o que é mais importante Hereditariedade ou ambiente? Se os pais acreditam que a inteligência pode ser influenciada pela experiência, podem fazer esforços especiais que aprendam. Se os pais acreditam que a inteligência é inata e imutável, podem dar menos importância para tal tipo de esforço.
Podemos observar dois modelos distintos de desenvolvimento: mecanicista e organísmico.
No modelo mecanicista, as pessoas são como máquinas que reagem ao que lhes chega do ambiente. Os teóricos mecanicistas vêem o desenvolvimento como algo contínuo – sempre governado pelos mesmos processos, permitindo a predição de comportamentos posteriores a partir de comportamentos anteriores e concentram-se na mudança quantitativa.
O modelo organísmico vê as pessoas como organismos ativos em crescimento que põem em marcha seu próprio desenvolvimento. Os teóricos organísmicos enfatizam a mudança qualitativa e vêem o desenvolvimento como algo que ocorre em uma série de etapas distintas.
Conforme a evolução dos estudos e conhecimentos sobre o desenvolvimento os modelos organismico e mecanicista tem mudado em influências e apoio.
A perspectiva psicanalítica preocupa-se com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Freud desenvolveu a psicanálise, abordagem terapêutica que tem como objetivo fazer com que as pessoas entedam