Desenvolvimento e mudanças no Estado Brasileiro
O período da Republica Velha foi dividido em dois períodos: Republica da Espada (militares) e República Oligarquica (Presidentes de Estado)
Econômico: período marcado por surtos de industrialização porém predominou a exportação de café.
Político: alterações nas regras eleitorais, governo nas mãos de militares iniciando com Prudente de Moraes a fase Oligarquica. Criação da Nova Constituição. Coronelismo.
2 - Quais as principais medidas implantadas durante a Era Vargas?
Instaurou o Estado Novo, determinou o fechamento do Congresso, outorgou a nova Constituição que lhe conferiu o controle dos poderes legislativo e judiciario.
Aprovação da lei de sindicalização, jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas e carteira de trabalho, INSS, fundação da justiça do trabalho, instituição do salário mínimo, criação da Petrobrás, Vale do Rio Doce, BNDE, código eleitoral (direito à voto as mulheres, voto secreto, criação da justiça eleitoral)
3 - O que significa no o lema do governo JK, "50 anos em 5"?
Idéia de avançar 50 anos de progresso em cinco anos de realizações com a implantação do plano de metas que consistia em um conjunto de 30 objetivos abrangendo os setores de energia, transporte, industria de base, alimentação e educação, sendo Brasília um objetivo à parte. JK não conseguiu cumprir todas as promessas mas fez obras marcantes para o desenvolvimento do país, porém, por falta de investimento da iniciativa privada nessas obras, ocorreu uma desordem nas finanças públicas, o que contribuiu para a crise.
4 - Principais ações do governo Castello Branco na área da reforma macroeconômica e de estruturação do sistema financeiro nacional.
A prioridade do governo Castello Branco foi o ajuste das contas públicas e o controle da inflação, que chegava a 80% ao ano.
Principais medidas de seu governo:
- criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço –FGTS –, que