Desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços
Uma das etapas necessárias para a Gestão de Portfolio de Produtos é a Identificação de Oportunidades, em que as idéias são geradas, investigadas, comparadas e selecionadas.
De acordo com KOTLER (1994), as idéias de novos produtos podem originar-se de muitas fontes— consumidores, cientistas, concorrentes, alta administração, etc.— porém, técnicas de criatividade (como o brainstorming), informações mercadológicas e técnicas de escolha entre idéias podem ser úteis para otimizar os resultados alcançados.
As melhores idéias devem ser transformadas em conceitos de produtos. Isto ocorre na fase Definição e Teste de Conceito. De acordo com LEHMANN (1989), os objetivos de um teste de conceito são: escolher o conceito mais promissor, ter uma noção do impacto comercial do conceito, indicar quem está mais interessado no conceito e traçar caminhos para o trabalho de desenvolvimento.
Uma empresa, já em fase de implantação de uma nova unidade de negócio—produtos naturais derivados de frutas, —depara-se no mercado com uma pergunta básica, mas de repercussão extrema para seu planejamento estratégico: quais famílias de produtos desenvolver a curto prazo?
Através de informações obtidas pelos empresários, três eram as linhas principais de produtos em estudo: F1, F2 e F3. Para auxiliar na tomada de decisão sobre as famílias de produtos a serem desenvolvidas a curto prazo, a empresa resolveu apoiar-se nas informações mercadológicas, dado que a tecnologia era bastante difundida, o estudo financeiro de implantação de cada família já havia sido realizado e as três famílias iam de encontro à estratégia da empresa.
Objetivo do estudo
1. Pesquisar as informações existentes (dados primários e secundários) e traçar uma estimativa de demanda para cada família de produtos.
2. Mapear o mercado de cada família em termos de concorrentes, considerando o