desenvolvimento e aprendizagem. A zona de desenvolvimento proximal
Nesta perspectiva sócio-interacionista, sócio-cultural ousócio-histórica, de Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem esta ligada ao fato do ser humano viver num meio social, sendo este a alavanca para os dois processos.
Entenderemos melhor essa relação ao analisarmos o conceito de zona de desenvolvimento proximal, como lidar com o desenvolvimento natural da criança e estimula- lá através da aprendizagem? Como esta pode ser efetuada de modo a contribuir para o desenvolvimento global da criança?
De acordo com Vygotsky o desenvolvimento principal é o psicológico mental que é promovido pela convivência social, pelo processo de socialização , além das maturações orgânicas , depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar ou seja para Vygotsky, não é suficiente ter todo aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o individuo não participa de ambientes e práticas especificas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança se vai desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminhodo desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta. Neste modelo, o sujeito no caso, a criança é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular a sua ação à representação de mundo que constitui a sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado onde o processo de ensino- aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos.
Para Vygotsky a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança, determinado pela sua capacidade de resolver problemas de forma independente, e o seu nível de desenvolvimentoproximal, demarcado pela capacidade de