Vygotsky
Lev Vygotsky, psicólogo, russo viveu e desenvolveu seus estudos nos anos 30. seus estudos tinha como foco principal a interação pois defende que a estruturação do organismo procede o desenvolvimento, para Vygotsky é o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.
Lev Vygotsky procurava reformular a psicologia por meio de uma abordagem que permitisse entender as relações entre os indivíduos, as suas funções psicológicas superiores e o seu contexto social. Os seus achados revolucionários propõem uma situação de ensino/aprendizagem em que o indivíduo aprende por meio de sua inserção na sociedade, da sua interação com os outros indivíduos, o contexto social é o lugar onde se dá a construção do conhecimento mediado.
O Primeiro passo de um educador que siga essa teoria denominada de Sócio interacionista é diagnosticar sua sala de aula, as culturas diferentes existentes nela, e em qual nível de conhecimento encontra-se cada aluno, para depois verificar qual a melhor atividade poderá ser passada para aumentar os conhecimentos e expandi-los.
Para isso essa teoria segue a linha da Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno, que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Seria neste campo que a educação atuaria estimulando a aquisição do potencial, partindo da Zona de Desenvolvimento Proximal do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, ao ser alcançado, passa a ser o conhecimento real e a zona de desenvolvimento proximal redefinida a partir do que seria o novo potencial.
Nessa concepção, as interações têm um papel crucial e determinante, para definir o conhecimento real, Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito já sabe fazer sozinho e o que ele