Administração
A Identificação do Problema e a Descoberta de Oportunidades
Caixa de texto: O surgimento de um problema se dá quando a situação existente difere da situação desejada. Mas, é necessário pontuar-se que um “aparente” problema pode ser na verdade, uma oportunidade disfarçada. Por exemplo, o problema de empregados “em excesso” também pode ser visto como uma ótima oportunidade de reestruturação da organização onde, através do reaproveitamento e requalificação dos funcionários, consegue-se obter tanto uma maior eficiência nas funções determinadas assim como a manutenção dos empregos dos trabalhadores.
Como a cada momento as organizações deparam-se tanto com vários tipos de problemas como com inúmeras oportunidades, iniciaremos nossa discussão observando quais são os fatores que ajudam os administradores eficazes a reconhecerem problemas potencializadores de oportunidades. E, só então, observaremos as circunstâncias que os levam a agir de tal forma.
O Processo de Identificação do Problema
Caixa de texto: William Pounds argumentou que o processo de identificação do problema é muitas vezes informal e intuitivo. Quatro situações geralmente alertam os administradores para possíveis problemas: quando há um desvio em relação à experiência no passado, ou quando há um desvio em relação a um plano determinado, quando outras pessoas trazem problemas para o administrador, ou ainda, quando competidores apresentam desempenho melhor ao da organização a qual o administrador pertence.
Um desvio em relação à experiência no passado significa que um padrão anterior de desempenho da organização foi quebrado. Acontecimentos como: as vendas deste ano estão abaixo das realizadas no ano passado, as despesas cresceram subitamente, ou a rotatividade de funcionários cresceu, são sinais evidentes, para o administrador, de que um problema surgiu.
Um desvio em