Desenvolvimento territorial e agroecologia
Ponta Grossa
2013
1) O perfil das politicas publica voltadas ao meio rural foi e ainda é produtivista. Por quê?
Porque possui segmentos vinculados a complexos agroindustriais, voltados à exportação e aos fornecimentos de matérias-primas agroindustriais, tendo, portanto caráter setorial e cunho essencialmente produtivista.
2) Estabeleça relações entre a oferta de crédito rural (SNCR) e o processo de modernização da agricultura.
A relação entre a oferta de crédito a (SNCR) e a modernização teve bastante importância para os fins. Pois a modernização no país tornou-se expressiva principalmente a partir da instituição do Sistema Nacional de Crédito. Pois o governo federal além de oferecer grande volume de crédito rural destinado aos investimentos, construiu e modernizou armazéns, estimulou a implantação e expansão de industrias processadoras de matérias –primas. Assim o ritmo da modernização da agropecuária foi acelerado . O crédito rural oficial, foi altamente seletivo, pois sua oferta se restringiu aos médios e grandes produtores rurais.
3) O crédito rural oficial foi seletivo no Brasil por que?
Pois o crédito rural oficial foi o principal instrumento utilizado para promover a modernização da agricultura. Foi altamente seletivo, pois sua oferta se restringiu aos médios e grandes produtores rurais.
4) Estabeleça relações entre a crise econômica dos anos 1980 e o esgotamento do padrão de financiamento da agricultura brasileira.
A trajetória da agricultura brasileira nas ultimas décadas foi marcada pela sua modernização entre 1965 e 1980 pela crise econômica dos anos 1980 e consequentemente esgotamento do padrão de financiamento da modernização. No inicio de 1980 o padrão de financiamento da agricultura brasileira se esgotou em decorrência do aprofundamento da crise fiscal do Estado. A partir de 1984, as