RIO JEQUITINHONHA
CAMPUS ALMENARA
HISTÓRIA
A INFLUÊNCIA DO RIO JEQUITINHONHA NA
HISTÓRIA ECONÔMICA E EDUCACIONAL DO VALE
Almenara, Novembro/2013
Histórico
Muito se diz do significado da palavra Jequitinhonha. Segundo Teodoro Sampaio em “O Tupi na Geografia Nacional”, é provável que o termo provenha da língua dos botocudos, significando ”rugido de onça”. Alguns pesquisadores afirmam que Jequi significa “cheio de peixe” e tinhonha, “rio largo”. Outros afirmam que yiki-tinhonhe significa o jequi mergulhado ou assentado n’água.
No entanto, um dos significados mais interessantes vem de uma lenda que diz que a palavra Jequitinhonha tem sua origem na língua tupi-guarani: "jequi" é armadilha ainda muito usada na região até hoje, em forma de um "puçá" (pequena rede de pesca, em forma de cone curto, presa a um aro circular de madeira munido de cabo, utilizada pelos índios brasileiros para pegar peixes miúdos), para pegar peixe, que os índios chamavam de "onha". Diz a lenda que o pai, morador das barrancas do rio, armava o jequi no rio ao entardecer e na manhã do dia seguinte, pedia ao filho: "vai menino, corre lá no rio e veja se no jequi tem onha.
Nasce na Serra do Espinhaço, município do Serro e percorre 1.082 km, sendo 886 km em terras mineiras e 196 km em terras do sul do estado da Bahia.
NASCENTE DO RIO JEQUITINHONHA EM SERRO, MG (FOTO: MARINA PEREIRA/G1)
Esta extensa e formosa bacia hidrográfica, uma das mais importantes do país, serviu à exploração, ocupação e desenvolvimento sócio-econômico do nordeste de Minas Gerais, desde meados do século XVI quando foi acesso às precursoras entradas que pioneiramente calcaram os férteis e minerários solos da região do Vale do Jequitinhonha, até as primeiras décadas do século XX.
Descobrimento do Rio Jequitinhonha
As terras do nordeste mineiro, e em especial, as terras do atual município de Almenara, foram uma das