Estudos Disciplinares sexto semestre unip
GEODÉSIA ED
Exercício:
1) Geodésia é a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra buscando determinar, também, o seu campo externo de gravidade. Em suas aplicações considera a curvatura da Terra na busca do melhor referencial de pontos de coordenadas conhecidas, permitindo a melhor definição da superfície terrestre e do seu campo de gravidade. “A”.
2) formal elipsoidal é uma superfície de fácil modelagem matemática, adequada para estabelecer o sistema de coordenadas. A esfera é uma aproximação válida do elipsóide para a topografia e seus levantamentos. Geóide é uma superfície levemente irregular devido a não homogeneidade de distribuição de massa do planeta. “B”
3) “A”
4) A longitude geodésica de um ponto da superfície de referência é o valor do ângulo diedro que forma o plano meridiano, que passa pelo ponto, com o plano que passa pelo meridiano de origem. Latitude geodésica de um ponto a superfície de referência é o valor angular do arco formado pela normal a essa superfície, nesse ponto, e o plano do equador. Dá-se o nome de Sistema de Coordenadas Geográficas Geodésicas ou, simplesmente, Coordenadas Geodésicas, ao sistema de coordenadas geográficas cuja superfície elipsoidal de referência é um elipsóide definido a partir do estabelecimento de um Sistema Geodésico que a contém. “E”
5) Todas são verdadeiras. Copiar e colocar a definição do ED. “D”
6) Usando a lei dos senos achamos quanto vale a medida de AC . Coordenada X de C: AC x Cos angulo AC, Coordenada Y de C: AC x Sen angulo AC. Aplicando de novo a lei dos senos do outro achamos quanto vale o ponto z. “D”
7) Usando triangulo retângulo sabendo que tang=Dx/Dy, calculamos o inverso da tangente e achamos quanto vale o azimute em graus minutos e segundo. depois por Pitagoras achamos a Dh= (Dx²+Dy²)^(1/2) “A”
8) • O raio médio de curvatura em um ponto M da superfície elipsoidal é igual à média geométrica dos raios de curvaturas principais.
Rm=raiz de( M*N)