Napster
O Qbasic é uma linguagem universal simbólica de instruções codificadas de fácil aprendizado para iniciantes de programação, isso por que o Qbasic exige uma mentalidade lógica do programador, pois o programador trabalha com muita lógica.
Os comandos da linguagem Qbasic são aproximados do inglês, mas, mesmo assim, de fácil aprendizado e mais fácil ainda de se trabalhar.
1.1 Variáveis
As variáveis possuem uma grande importância fundamental dentro de qualquer linguagem de programação. Elas armazenam os dados que vão para a memória do computador, e sempre referimos a elas, esses dados retornam da memória. E quando estão na memória, podemos fazer cálculos e executar determinadas funções.
Para uma variável receber um conteúdo qualquer, é nessesário anexar esse conteúdo ao nome que daremos para a variável. Exemplo:
Aluno = "José da Silva Xavier"
Note que usamos o sinal de igual para que o nome do aluno seja inserido na variável Aluno, que está na memória do computador e, sempre que nos referimos a Aluno, seria como se contesse "José da Silva Xavier".
Para darmos nomes as variáveis, temos que seguir algumas regras simples:
Sempre iniciar com letras (A-Z,a-z). Não use numéros ou símbolos para iniciar o nome de uma variável.
Pode-se usar até 40 caracteres para compor o nome da variável, então vamos colocar nomes bem claros, para que lendo o seu nome sabemos para que ela serve. Por Exemplo: NomeDeAlunoAplicado. Parece grande, mas só de ler já sabemos que é uma variável que irá armazenar o nome de uma aluno aplicado.
Na composição do nome não se pode usar:
Espaço em branco;
Sinal de hífen;
Símbolos como @^*()'" ;
Acentos;
Palavras acentuadas.
Pode-se usar letras do alfabeto, números e o sublinhado.
A última letra pode-se usar símbolos de tipo de variável :$ ! % # &
Cuidado para não usar nomes reservados para a linguagem, como: If, End, System, etc.
1.2 Tipos de Variáveis
NOME TIPO SIMB. BYTES