peer to peer
DA REGIÃO METROPOLITANA
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
GLAUBERT OLIVEIRA
JONAN SANTOS
EMERSON RIOS
THIAGO DE SANTANA
Peer-to-Peer
Camaçari
2013
GLAUBERT OLIVEIRA
JONAN SANTOS
EMERSON RIOS
THIAGO DE SANTANA
Peer-to-Peer
Camaçari
2013
1. Introdução
A Internet é o maior sistema de computação descentralizado. Entretanto a maioria dos sistemas construídos para ela são totalmente centralizados. As novas necessidades introduziram o paradigma de computação peer-to-peer (P2P). A metodologia P2P apresenta-se como uma solução para aplicações que não poderiam ser implementadas utilizando-se a estrutura cliente-servidor, devido as suas restrições. Dentre estas se pode citar a dificuldade de implementar tolerância a falhas em sistemas centralizados e questões de escalabilidade. Não existe muita preocupação com segurança nos sistemas P2P atuais. No mundo dos sistemas P2P a noção de autoridade de certificação centralizada não só é pouco apropriada como até chega a ser contraditória. A ideia base é conseguir ter um conjunto extenso de peers a efetuar transações sem terem de estar dependentes de infraestruturas centralizadas. O JXTA, por exemplo, atribuir níveis de confiança as informações compartilhadas entre os peers, porem a autenticação é sempre efetuada num contexto de grupo.
.As redes P2P podem ser configuradas em casa, em Empresas e ainda na Internet. Todos os pontos da rede devem usar programas compatíveis para ligar-se um ao outro. Um rede peer-to-peer pode ser usada para compartilhar músicas,vídeos, imagens, dados, enfim qualquer coisas com formato digital.
Figura 1-Representação de uma rede comum e uma rede P2p. (Wikipédia, 2000)
2. Conceitos dos Sistemas P2P
O P2P é o resultado da tendência natural do desenvolvimento de engenharia de software com a disponibilidade de tecnologia para a