Desenvolvimento pré-Natal
SEMINÁRIO
Desenvolvimento Pré-Natal
PROFESSORA SONIA REGINA MARTINS GONÇALVES
NOME: TATIANE CRISTINE CURVELO DE SOUZA
RGM: 268162
Nome: CAMILA DA C. DUARTE VIEIRA
RGM: 268912
NOME: PALOMA R. GOMES SANTANA
RGM: 269726
NOME: LEANDRO RAMALHO DA SILVA
RGM: 269562
TURMA: PED213AN
DATA: 02/12/2013
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL
O processo de desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases: Germinativa, Embrionária e Fetal.
1ª Fase Germinal embrionária (1ª e 2ª semanas), processos de divisão e diferenciação celulares. 2ª Fase de Esboço dos órgãos (3 a 5 semanas) formam-se o coração, músculos, sistema nervoso e os gomos das extremidades; 3ª Fase Fetal (5-8 semanas), o feto começa a ganhar forma, o coração apresenta batimentos regulares. Observam-se já movimentos lentos e vermiculares.
Tanto antes como depois do nascimento, o desenvolvimento segue dois princípios fundamentais. O crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem de cima para baixo (cefalocaudal) e do centro do corpo para fora (próximo- Distal).
Semana 0
A concepção é o momento no qual o esperma penetra no óvulo. Uma vez fertilizado denomina-se zigoto, até que alcance o útero 3-4 dias mais tarde.
Semana 2º
O embrião pode flutuar livremente no útero por 48 horas, antes da implantação. Após a implantação, ligações complexas entre a mãe e o embrião desenvolvem-se para formar a placenta.
Semana 4º
O embrião tem 4-6 mm de comprimento. Um coração primitivo começa a bater. Cabeça, boca, fígado e intestinos começam a tomar forma.
Semana 8º
O embrião tem agora cerca de 30 mm de comprimento. Traços faciais, membros, mãos, pés, dedos e unhas tornam-se aparentes. O sistema nervoso está receptivo e muitos dos órgãos internos começam a funcionar.
Semana 12º
O feto tem agora 5-8 cm de comprimento e pesa (28,35 gramas). Os músculos começam a desenvolver-se e os órgãos sexuais a formar-se. Começam também a formar-se