Desenvolvimento pre-natal
Porque é importante saber como ocorre o processo de fecundação e crescimento da criança no útero materno ? Entre outros, principalmente porque tal processo pode ser indicativo de: - Problemas de Comportamento;
- Deformidades Físicas;
- Distúrbios de Personalidade.
A fecundação ocorre no momento em que um espermatozóide de um homem penetra em um óvulo de uma mulher para formar um único ovo ou zigoto e então, inicia-se o processo de reprodução celular. As mudanças que ocorrem da fertilização ao nascimento constituem o desenvolvimento pré-natal. O desenvolvimento pré-natal leva em média 38 semanas e é dividido em três estágios: o período germinativo ou zigótico; período embrionário; período fetal.
O período germinativo ou zigótico ocorre da fecundação até aproximadamente a segunda semana. A fertilização ocorre nas trompas uterinas. Após a fecundação o zigoto cresce rapidamente por meio da divisão celular. O zigoto divide-se em duas células, em seguida estas se convertem em quatro, depois em oito e assim sucessivamente. Às vezes o zigoto se separa em dois blocos, que originam dois gêmeos idênticos. Os gêmeos fraternos são criados quando dois óvulos são liberados e cada um é fertilizado por um espermatozóide diferente. Ao mesmo tempo em que se divide e cresce, o zigoto desce pela trompa rumo ao útero.
Antes de completar uma semana, o zigoto chega ao útero. Ele penetra na parede uterina e estabelece conexões com os vasos sanguíneos da mãe, esse processo é chamado de implantação.
Como resultado da reprodução celular, forma-se uma esfera oca (blastocisto), cujas células internas logo darão origem ao embrião, enquanto as externas formarão as estruturas que sustentam, nutrem e protegem o bebê.
Entre a terceira e oitava semana se dá o estágio embrionário, que se inicia quando a implantação está completa, nesse momento o zigoto passa a ser chamado de embrião. No estágio embrionário as várias