Desenvolvimento Profissional
Técnicas para se trabalhar em equipe – módulo I:
Noções Gerais
Naturalmente algumas pessoas apresentam uma maior aptidão para se relacionar do que outras. Do ponto de vista funcional produtivo, haverá sempre quem prefira uma metodologia de trabalho isolada, sem interferências, da mesma forma que haverá quem apresente melhores resultados quando em contato com outros profissionais.
Não se deve tentar mudar completamente um indivíduo, mas sim tentar identificar suas qualidades e extrair o máximo de eficiência dentro do que for possível. Caberá sim ao indivíduo reconhecer a necessidade de aprimorar suas habilidades de interação, sobretudo porque o mercado tem exigido cada vez mais este atributo.
Pode parecer fácil se entrosar em meio a outras pessoas para desenvolver um projeto ou trabalho, mas não o é. Reunir pessoas diferentes para convergirem esforços pode gerar uma elevação de desempenho a partir da sinergia de competências, ou seja, um ganho de eficiência que extrapole os ganhos individualmente considerados. Todavia, uma equipe desprovida das características certas poderá desacelerar o ritmo e gerar insatisfação entre todos.
Cada um possui um jeito próprio de ser e agir, tanto sozinho como em grupo. É o reflexo daquilo que a pessoa se tornou a partir das experiências que teve. A visão e atitude mudam constantemente, uma vez que o passar do tempo sempre aprimora as perspectivas. Aprende-se em todas as situações do dia-a-dia. Inclusive do ponto de vista de trabalhar em equipe...
1.2 - Grupo e equipe
Importante frisar novamente que a mera designação de uma atividade conjunta não significa que a união dos esforços trará benefícios. Um grupo com tarefas bem definidas irá apresentar resultados mais positivos do que uma equipe desprovida de objetivos e forma de trabalhos comuns. É interessante ficar atento à postura e motivação geral para que todos se sintam engajados e comprometidos com a causa. Do contrário,