O Desenvolvimento Profissional
PROFISSIONAL
O desenvolvimento profissional é um processo contínuo que reconhece a necessidade do professor, ao longo da sua carreira, aprofundar e adquirir conhecimentos sobre ciência, contexto, currículo e didática. Trata-se de um processo de desenvolvimento tanto pessoal como organizacional, onde o professor é percepcionado como um todo nos seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Neste sentido, parece importante que os programas de desenvolvimento profissional, primeiramente,introduzam alterações na prática do professor e consequentemente mudanças nos resultados das aprendizagens dos alunos, para levar o professor a mudar as suas concepções.
Para que um professor se desenvolva profissionalmente, existem quatro elementos a ter em conta: os objetivos do professor; o professor enquanto pessoa; o contexto real em que cada professor trabalha; a cultura de ensino, nomeadamente a relação que o professor estabelece com os seus colegas, dentro e fora da escola.
O conceito de formação não é equivalente ao de desenvolvimento profissional. A formação apresenta-se frequentemente em forma de cursos, está localizada no tempo e parte da aplicação da teoria à prática. No entanto a formação de professores pode ser encarada como um modo de promover o desenvolvimento profissional, cabendo ao professor tirar partido das oportunidades de formação que correspondam às suas necessidades e objetivos.
A reflexão é um processo que pode contribuir fundamental ao desenvolvimento profissional e à mudança do professor. Um professor reflete na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação.
Através da reflexão responde as novas problemáticas e desafios, produzindo novos saberes e novas técnicas que têm em conta o contexto em que se encontra. O movimento da prática reflexiva defende o ensino como uma prática profissional e o professor como um profissional reflexivo, surgindo como uma alternativa ao ensino como ciência aplicada e ao professor como técnico. A reflexão é