Desenvolvimento por treinamentos á baixo custo
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
DESENVOLVIMENTO POR TREINAMENTO A BAIXO CUSTO
MARIA SILVIANE PEREIRA DA SILVA
FORTALEZA – 2015
MARIA SILVIANE PEREIRA
DESENVOLVIMENTO POR TREINAMENTO A BAIXO CUSTO
Projeto apresentado à Universidade Estadual do Ceará como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica II.
Professor (a) :Kadma Marques Rodrigues
FORTALEZA – 2015
SUMÁRIO
1. PROBLEMATIZAÇÃO 4
2.JUSTIFICATIVA: 5
3.OBJETIVOS: 6
3.1.OBJETIVO GERAL: 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 6
4. REFERENCIAL TEÓRICO: 7
5. METODOLOGIA: 10
6.CRONOGRAMA . 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12
1. Problematização:
Se o treinamento-desenvolvimento pode ser considerado como ferramenta de transformação positiva nas organizações, como proceder quando, na esfera do planejamento estratégico voltado para o crescimento, o capital financeiro destinado à manutenção da empresa não inclui a qualificação permanente pelo treinamento?
Este e o caso da empresa analisada neste estudo. Inserida no ramo de comércio óptico, a referida empresa presta serviço de venda em óculos oftálmicos e esportivos, lente de contato descartável e/ou com grau, bem como relógios de punho. Tendo sido fundada em 2004, a empresa, cuja matriz situa-se em Fortaleza, expandiu-se para sua região metropolitana, instalando-se nos municípios de Pindoretama, Eusébio e Pacoti.
Atualmente ela conta ao todo com 16 funcionários, entre administração e vendedores. Estes se acham assim distribuídos: em Fortaleza, seis funcionários; em Pindoretama, quatro; no Eusébio, três; e em Pacoti, também três funcionários. As equipes configuram-se a partir de uma gerência e os demais, vendedores. Exceção feita à Fortaleza, onde trabalha ainda o setor administrativo (composto por duas pessoas).
Embora a empresa assuma como missão proporcionar aos seus clientes satisfação total, ela vem buscando atingir esta