desenvolvimento pessoal e interpessoal
Porque é importante para nós?
Porque é importante para o psicólogo?
Empatia
A empatia, habilidade de reconhecer o que os outros sentem, desempenha um papel fundamental numa vasta gama de áreas da vida. Nasce da autoconsciência. Só sendo capazes de reconhecer as próprias emoções seremos capazes de reconhecer as dos outros.
Uma vez que 90% da comunicação é não-verbal, devemos estar particularmente atentos a estas pois é extremamente reveladora dos sentimentos do seu emissor. As pessoas empáticas são mais sensíveis a esses sinais que indicam aquilo de que os outros necessitam e tornam-se mais aptas para profissões que envolvam contacto e negociações com outras pessoas, tais como a gestão, por exemplo.
«Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo reflectido nos olhos dele».
Carl Rogers
A empatia é uma espécie de inteligência emocional que nos ajuda a estar emocionalmente disponíveis para os outros.
Significa a capacidade psicológica para sentir o que outros sentem caso estivéssemos na situação vivenciada por eles. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimenta-los de forma objetiva e racional.
A empatia leva-nos a ajudarmo-nos uns aos outros. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar e querer ajudar o outro.
Sentir o que o outro sente, desperta em nós a vontade de ajudar, compreender e conhecer o outro. Ajuda-nos a melhor compreender e aceitar decisões e comportamentos, ajuda-nos a lidar melhor e a ajudar melhor os outros.
Como psicólogos, a empatia significa a capacidade de nos identificarmos com os pacientes, criando uma conexão. Faz-nos capazes de entender o outro mesmo que não tenhamos vivenciado a sua experiencia.
Pontos mais importantes da aula:
Definição
Escuta empática
Autorregulação Emocional
A pedra basilar da inteligência emocional é a autoconsciência, isto é, o reconhecimento de um sentimento