Experimento pneumático
Análise do funcionamento do circuito eletropneumático usado para ajustar o nº de ciclos (avanço e retorno da haste do cilindro).
Aluno: Leonardo Raphael Dunham Rezende
Turma: 3242
Grupo:
Introdução O circuito a ser analisado executa um determinado nº de ciclos, avanço e retorno da haste de um cilindro de dupla ação, após o acionamento de um botão de partida.
O nº de ciclos pode ser alterado através do ajuste do tempo de um rele temporizador com retardo no acionamento e das velocidades do avanço/retorno da haste do cilindro.
1- Descrição: Nesse experimento temos:
- 1 relé temporizador;
- 3 Reles;
- Uma válvula direcional 5/2 com um solenoide com retorno por mola;
- Um Fim de curso (Micro switch);
- Um sensor capacitivo;
- 2 válvulas de controle de velocidade;
- Botão de acionamento ( de comando pulsador NA)
- Um cilindro de dupla ação.
2- Objetivo:
O objetivo é através deste experimento, tomarmos conhecimento do funcionamento de cada componente de um sistema eletropneumático onde, no exercício acima, através de um temporizador e do controle de velocidade da haste é feito com que o cilindro execute um determinado numero de ciclos num determinado tempo, avanço e retorno da haste.
3- Análise do funcionamento do circuito:
Neste circuito podemos analisar que o relé temporizador determina o tempo do circuito, como um cronômetro enquanto as válvulas de controle de velocidade aumentam ou diminuem o numero de ciclos do cilindro, dependendo da regulagem.
O sensor capacitivo que é responsável por cortar a passagem de energia da válvula direcional 5/2 com retorno por mola e acionamento por solenoide com para sua posição inicial, fecha a passagem de ar, fazendo com que a ela retorne. Quando o cilindro já estive retornado ele acionará a chave fim de curso (Micro Switch), assim realimentando o solenoide da válvula direcional, fazendo com que a posição mude assim liberando a passagem de ar, possibilitando