Desenvolvimento organizacional
1 - Introdução
- Vivemos em uma época onde todos precisaram de algum modo das organizações, até mesmo os profissionais que conseguem sucesso individual dependem de organizações.
- normalmente as organizações, sejam elas quais forem, publicam privadas, educativas, religiosas ou filantrópicas, se iniciam pequenas e tendem a evoluir para empresas médias, grandes ou multinacionais. Segundo Barnard são poucas as organizações bem sucedidas, e os responsáveis pelo sucesso ou insucesso organizacional são dois fatores: o comportamento humano; e a estrutura organizacional.
- organizações são criadas para serem bem sucedidas, quando isso não acontece podemos ver problemas estruturais se olharmos para empresa de modo clássico. Se utilizarmos a visão de relações humanas verá problemas comportamentais. O desenvolvimento organizacional visualiza de modo sistêmico, os problemas são de origens estruturais e comportamentais, algumas vezes com ênfase na estrutura e outras vezes no comportamento ou no processo. Assim, Schein propõe dois tipos de consultoria:
Consultoria de conteúdo – focada nos problemas de estrutura ou técnica
Consultoria de processo – voltada para os aspectos comportamentais ou sociais.
Portanto as mudanças organizacionais são focadas na estrutura, no comportamento ou em ambos.
- na década de 60 autores procuraram para facilitar sistematizar todo o conhecimento sobre estruturas e comportamentos organizacionais, assim facilita para os consultores introduzir melhorias ou solucionar os problemas. Os próprios consultores criaram aplicações de métodos e técnicas que hoje as empresas pagam fortunas com consultorias. 2- Conceito de mudança de desenvolvimento organizacional
- conceito de mudança organizacional é um conjunto de alterações nas condições ou no ambiente de trabalho de uma organização, sejam elas de ordem técnica ou social. Assim, Desenvolvimento Organizacional é um tipo especial de mudança organizacional.
- Segundo