Desenvolvimento neuropsicomotor
444 palavras
2 páginas
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é um fator que assume importância fundamental na clínica pediátrica, devendo ser conhecido e analisado, uma vez que a criança pode apresentar algum distúrbio motor decorrente de lesão nervosa ou irregularidade do sistema osteomuscular (SHEPHERD,1996). O período do nascimento até a bipedestação da criança e deambular é compreendido como primeira infância, e o primeiro ano de vida é de extrema importância, pois nele o bebê conquista capacidade total ou parcial de viver no ambiente gravitacional. Esses bebês adquirem habilidades locomotoras no decorrer do tempo como: primeiro rolando, depois se rastejando e engatinhando, então andando com apoio, até conseguir locomover- se sozinho (TECKLIN, 2002). Normalmente o desenvolvimento se caracteriza pela maturação crescente do controle postural, pela ausência dos reflexos primitivos em torno de 4 a 6 meses de idade (Moro, RTCA, Galant, reflexos plantares, reflexos orais); e pelo progresso das reações posturais (retificação e equilíbrio).
AVALIAÇÃO NEUROMOTORA
O roteiro a seguir apresenta o desenvolvimento motor, de uma forma esquemática, destacando o segundo, o terceiro e quarto trimestre, onde serão considerados os itens abaixo:
Atividade espontânea
Avaliação do tônus
Padrão postural
Reflexos primitivos e reações
Motricidade fina
Avaliação de visão e audição
Linguagem
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO
6 meses: Cinestesia de mãos; agarra; explora os alimentos; senta-se; imita; orientação espacial de dentro e fora; repete sílabas; choro de angústia.
9 meses: Engatinha; ergue-se; agarra em pinça; mostra partes do corpo, responde com gestos; assusta-se com estranhos; jogo-teste; explora.
12 meses - Cinestesia das pernas; levanta-se, começa a andar e correr; reflexos