biomecanica esqueletica
As linhas de tração estão relacionas ao posicionamento da origem e inserção de um músculo e ao sentido das fibras musculares, elas definem direção e sentido da força que determinado músculo produz .Podemos ilustrar as linhas de tração com os vetores de força.
-A importância do conhecimento das linhas de tração de cada músculo reflete no momento em que vamos analizar as ações músculares. São as linhas de tração que definem qual músculo faz tal movimento. EQUILIBRIO E ESTABILIDADE
Um corpo qualquer está em equilibrio quando a resultante de todos os torques que atuam sobre ele é igual a zero. Já a estabilidade desse estado de equilibrio depende de outros fatores como a altura do centro de gravidade e o tamanho a base de sustentação. O corpo humano possui o centro de gravidade na linha mediana quase no nível da segunda vertebra sacral, só que anteriormente a ela. (Essa posição muda de acordo com o índividuo).
Passa pelo centro de gravidade em direção ao centro da terra a linha gravitacional.
Já a base de sustentação humana é a area delimitada lateralmente pelas bordas laterais dos pés e antero posteriormente pela linha dos dedos e calcanhares.
Para estar em equilibrio a linha gravitacional deve estar perpendicularmente e dentro da aerea de apoio. Podemos deduzir então que para melhorarmos a estabilidade devemos aumentar a base de apoio, como uma criança que está aprendendo a caminhar.
Outra dedução é que pessoas que possuem o centro de gravidade mais baixo possuem melhor estabilidade.
-Num mesmo deslocamento angular (oscilação), a linha gravitavional da pessoa com o CG mais alto oscila mais, "saindo" da base de sustentação mais facilmente. TORQUE Torque ou momento de força é a capacidade de uma força produzir rotação. A quantidade de torque que uma força é capaz de produzir depende da magnitude da força e da distância de sua aplicação e o eixo de rotação. M=F.d Momento/Força/distância da aplicação ao eixo.