Equilibrio sobre as cores: trabalhando o desenvolvimento neuropsicomotor de forma divertida.
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que o DNPM ocorre principalmente na infância onde ao entrar em contato com o mundo e a influencia social, passam a ser estimulados, visando o desenvolvimento neurológico, psicológico e motor destes indivíduos. Ao nascer o sistema nervoso da criança é totalmente prematuro, agindo instintivamente, precisando dos adultos para realizar todas as suas necessidades. Gradativamente vai se desenvolvendo, passando primeiramente a conhecer seu corpo, aperfeiçoando seu tônus muscular começando a ter um controle sobre seus órgãos. Ao atingir essa maturação ocorre a organização da vida psíquica.
Buscando trabalhar este desenvolvimento corporal e neuropsicológico, elaborou-se um jogo chamado equilíbrio sobre as cores onde brincando a criança passa a desenvolver a parte motora incluindo a lateralidade, esquema corporal, estrutura espacial, orientação temporal, postura e equilíbrio e a parte cognitiva de atenção, percepção, memória, raciocínio e linguagem.
Sendo assim, pode-se dizer que ao realizar esta brincadeira, o intuito é fazer com que as crianças estimulem seu desenvolvimento motor e cognitivo de forma divertida e aprendam brincando.
1.2. OBJETIVOS
1.2.1. OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver um jogo funcional visando o DNPM de um paciente.
1.2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Desenvolver um jogo funcional para ser aplicado aos pacientes.
• Relacionar o jogo ao desenvolvimento neuropsicomotor.
2. DESENVOLVIMENTO
Desde o momento do nascimento percebe-se a ocorrência do desenvolvimento neuropsicomotor em uma criança, onde começa a conhecer o mundo através de seus órgãos de sentidos e sua capacidade motora. O convívio social ajuda a estimular este desenvolvimento, fazendo com que a criança aprenda de maneira gradual suas habilidades e limitações.
Pensando em formas de estimular as crianças, apresenta-se o jogo Equilíbrio sobre as cores, onde