O Desenvolvimento Neuropsicomotor
Ao acompanharmos o processo de evolução da criança, devemos ter em mente que há manifestações presentes apenas durante algum tempo6: são normais somente durante aquele período, desaparecendo e, eventualmente, retornando em condições patológicas (o reflexo cutaneoplantar em extensão, por exemplo; como sinal patológico: sinal de Babinski). Há outras atividades, automáticas ao nascimento (sucção, marcha automática e outras), que serão inibidas, desaparecerão e ressurgirão como atividades mais complexas, voluntárias ou automatizadas em níveis superiores. Reaparecerão aperfeiçoadas, enriquecidas por elementos afetivos e intelectuais.
Finalmente, há as manifestações ditas permanentes, com as quais a criança nasce e que não se modificam com a evolução.
Neste ponto, é importante salientarmos que, ao avaliarmos as habilidades já conquistadas pela criança, devemos nos preocupar com a seqüência de aparecimento dessas habilidades. Assim, no caso de incapacidade para realizar uma determinada atividade, é possível que ela nunca tenha atingido tal etapa, mas também é possível que ela tenha regredido a uma etapa anterior do desenvolvimento.
Quais os principais marcos do desenvolvimento neuropsicomotor de um bebê até 18 meses?
O desenvolvimento neuropsicomotor começa no instante em que o bebê nasce. Ao vir ao mundo, já está dotado de sentidos, enxerga, ouve, sente cheiros, e