Projeto Detecção Precoce
Psicóloga Amanda Guedes de Andrade
CRP 08/17126
Terapeuta ocupacional Marina Delicoli Muniz
CREFITO-8/12940TO
Fonoaudióloga Marta Tassi
CRFa - 9517/PR
_______________________________________________________________
Califórnia
2013
Projeto Detecção Precoce
Título: Detecção Precoce nos CMEIs
Local de Realização: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais mantenedora da Escola Joana Carreira Portelinha – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação especial.
INTRODUÇÃO
Desenvolvimento Neuropsicomotor
Gallahue e Ozmun (2003) definem o desenvolvimento como modificações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo de sua vida sendo, portanto um processo que começa na concepção e termina na morte.
De acordo com Santos e Cruz (2001), o termo desenvolvimento pode ser compreendido como um conjunto de variações que ocorrem no indivíduo em decorrência de condições intrínsecas e extrínsecas.
Para Brito et. al. (2011), essas condições são representadas pela interação entre os fatores genéticos, biológicos e ambientais. Piaget (1975) também credita o desenvolvimento à interação destes fatores, explicando que nesse entendimento o indivíduo e o ambiente são indissociáveis.
Ao se pensar no indivíduo olhamos para o seu desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), que de acordo com Souza et. al. (2010) depende da organização dos sentidos pelo sistema nervoso central (SNC), sendo este a base para potencializar o desenvolvimento das habilidades humanas, do comportamento e da aprendizagem.
O DNPM pode ser conceituado como um processo de mudanças no comportamento motor de um indivíduo que ocorre através do prazer da criança em experimentar novas ações, como uma aquisição motora ou sensorial.
Como referido anteriormente, este processo acontece ao longo da vida do indivíduo, pois quando o recém-nascido nasce seu SNC não está completamente formado. Para tanto, o SNC depende de estimulação