desenvolvimento neurológico do bebe durante a gestação e suas implicações
Introdução:
O desenvolvimento do bebê passa por diferentes fases ao longo de seu desenvolvimento neurológico. Durante essa importante etapa de formação, podem ocorrer vários tipos de implicações e malformações, que afetarão irremediavelmente o total desenvolvimento dessa criança. Algumas patologias, impedirão, inclusive, que a criança sobreviva ao parto ou venha à óbito dias depois. É nesta difícil fase de decisão de uma mãe, que ao deparar-se com um diagnóstico inesperado, devendo tomar a decisão de impedir ou não essa gestação, que o psicólogo irá ajudar. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este trabalho visa identificar, as principais patologias neurológicas nas bases do desenvolvimento gestacional, abordando temas oriundos deste e correlacionados com a psicologia.
DESENVOLVIMENTO NEUROLOGICO DO BEBE
A ontogênese humana (período de desenvolvimento do organismo) se inicia com a fertilização e dura até a morte do individuo, muitos anos após o nascimento. Classicamente a vida intrauterina é dividida em três períodos: O zigótico que é até a segunda semana de gestação; o embrionário que é até o segundo mês e o fetal que é até o nascimento do bebe (Vilela Junior, 2012).
O período zigótico é um período de grande atividade meiótica (divisão celular) que formará a mórula, três dias após a fecundação. Assim, a partir disso ocorre a nidação (a mórula se implanta ao útero) e se consolida a formação do blastocisto, que apresenta duas camadas, sendo que a cavidade interna formará o embrião.
No período embrionário ocorrem várias diferenciações celulares, onde há a formação dos folhetos germinativos ou folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do individuo. É neste período que ocorre a neurulação, parte responsável pela