O renascimento
Alessandro B. Macedo
Ed. Física 1°Ma
SÍNTESE: O RENASCIMENTO
MARINGÁ
2014
O RENASCIMENTO
Diferentes visões do Renascimento O Renascimento é um rompimento entre o mundo medieval e o mundo moderno. Com grandes mudanças que ocorreram a partir do século XV na Europa, busca novas formas de sociedade. O racionalismo privilegia a razão em decorrente das experiências de mundo, baseado na busca da certeza e demonstração. Esse movimento se deu o nome de renascimento, ocorreu nos países da Europa deu origem a uma mentalidade renovada, rejeitando a doutrina filosófica religiosa, movimento de certa forma positivo para o desenvolvimento da sociedade, já outros indicam como momento de turbulência e conflitos políticos e religiosos.
A retomada do espírito especulativo Essa contradição foi relevante para o pensamento especulativo, pois deixa de ser expressa por revelações divinas. Assim a filosofia, ciência e arte passam a ser a verdade para o mundo e o corpo, salvo de valores que oprimiam sua liberdade de expressão. Com o desenvolvimento da expansão comercial e viagens marítimas, em busca de novas relações comerciais com diferentes culturas, a ciência foi coagido então a um entendimento da vida social, provocando mudanças irreversíveis, estimulando á criar e pensar e expandindo a divulgação do conhecimento.
Um novo pensamento social Os filósofos passam a ter um grande papel ao observar a realidade social, que agora esta completamente alterada, as transformações politicas e sociais. Levando em consciência a realidade social de uma vida mais dinâmica e independente, considerando a importância do papel do homem para o desenvolvimento de uma sociedade.
As utopias Os filósofos empunhavam sobre a sociedade ideias de um modelo perfeito de sociedade, a utopia, onde os direitos são iguais para todos, e mundo socialista onde não prevalecia a monarquia absolutista, e sim