bombas eletromagnéticas
Bombas eletromagnéticas são muitas vezes utilizados para resfriar reatores nucleares. As temperaturas extremas em ambientes nucleares frequentemente necessitam de mecanismos de resfriamento de alta tolerância, e uma bomba eletromagnética é considerada a melhor em tais situações.
Os campos magnéticos também podem ser usadas em trabalhos de fundição, em que os metais de alta temperatura deve ser derramado ou de outro modo transportados de um local para outro. A este respeito, uma bomba electromagnética também pode funcionar como um medidor de fluxo quando os dispositivos mecânicos podem ser insuficientes.
Uso em reatores nucleares
Os reatores nucleares de alta potência térmica utilizam metal líquido como fluido refrigerante. Esses reatores operam com bombas eletromagnéticas para o controle do escoamento nos circuitos de refrigeração.
Neste caso dos reatores estas bombas são projetadas para uso de metal líquido refrigerado onde lítio líquido, sódio, potássio ou liga de sódio-potássio podem ser bombeados, tendo estas bombas, capacidade de vários milhares de galões por minuto de bombeamento. A ausência de peças móveis dentro do líquido bombeado elimina a necessidade de selos e rolamentos que são encontrados em bombas mecânicas convencionais, minimizando, assim, vazamentos, manutenção e reparos, e melhorar a confiabilidade.
Portanto com alta confiabilidade, a bomba controla o escoamento de um metal líquido de alta condutividade elétrica e térmica num circuito fechado e facilita a circulação natural do líquido em caso de falhas ou acidentes em um reator nuclear.
Exemplos de bombas eletromagnéticas para uso em reatores nucleares. Retirado do site da empresa CMI NOVACAST INC.
1. CMI Novacast LA500 Electromagnetic Liquid Metal Pump
2. CMI Novacast LA200 Electromagnetic Liquid Metal Pump
3. CMI Novacast LA125 Electromagnetic Liquid Metal Pump
Essas bombas são de indução linear