Física
É a mais forte embora tenha um curtíssimo raio de ação de aproximadamente 10(-13). A interação forte é cem vezes mais forte que a força eletromagnética e cerca de 10(39) vezes maior que a da gravidade.
Força nuclear fraca ou interação fraca é uma das quatro forças fundamentais da natureza. É comumente vista no decaimento beta relacionado a radiação. Ela afeta todos os léptons e quarks. A força nuclear fraca (ou simplesmente força fraca) é a força que cinde as partículas.
A força eletromagnética ou, força coulombiana, resulta da ação das atrações e repulsões elétricas e magnéticas de corpos distantes entre si. André Marie Ampère, pesquisando sobre correntes elétricas, expôs uma teoria que afirmava a existência de partículas elementares que se deslocavam no interior das substâncias e que este deslocamento poderia ser a causa dos efeitos magnéticos. Porém, apesar da busca, jamais encontrou as tais partículas. Em seu trabalho Faraday concebeu que o espaço entre os objetos eletricamente carregados era composto de linhas de força e que estas eram correntes de energia invisíveis e mensuráveis que comandavam o movimento dos corpos. Segundo Faraday as linhas de força eram criadas pela presença mútua dos objetos entre si. Introduziu neste momento a ideia de campo de força, onde uma carga elétrica móvel produz perturbações eletromagnéticas em volta de si e estas são linhas de campo que interam com outra carga próxima. O eletro-magnetismo confirmou então a origem da força eletromagnética através do movimento orbital dos elétrons ao redor dos núcleos dos átomos.
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros. Classicamente descrita pelas Leis de Newton. Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar.