recém nascido
Introdução
O desenvolvimento tecnológico associado aos cuidados neonatais exercidos pelos profissionais da área da saúde possibilitou maior sobrevida aos recém-nascidos e prematuros de baixo peso. Os objetivos desses profissionais são a redução da mortalidade e a diminuição da morbidade das crianças. O sucesso dessa melhora dependerá da integração da equipe multidisciplinar. A fisioterapia como parte integrante da equipe multidisciplinar participa dos cuidados ao RN de alto risco com o objetivo de beneficiá-lo nas UTI neonatais, prevenindo e tratando as doenças respiratórias. Direcionada não só à manutenção das vias aéreas, a fisioterapia visa a um melhor desenvolvimento global do neonato e busca integrá-lo ao meio, estimulando a auto-organização sensório-motora e seu desenvolvimento neuropsicomotor, como a estimulação suplementar.
O recém-nascido de alto risco
Recém-nascido de alto-risco é a referência feita à criança que tenha sofrido complicações no período pré ou perinatal e que em decorrência das mesmas possa apresentar déficts ou atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Recém-nascidos de alto risco constituem uma população em franco crescimento uma vez que os avanços tecnológicos na área de neonatologia têm permitido salvar bebês com idades gestacionais cada vez menores. O nascimento prematuro pode estar associado a condições de risco tais como hipoxia neonatal , baixo peso ao nascimento e distúrbios neurológicos . Estas condições, conforme a intensidade e duração, podem colocar a criança em risco e apresentar distúrbios transitórios ou permanentes. Os bebês pré-termo estão sob maior risco para déficits no desenvolvimento em relação aos bebês nascidos a termo.
Prematuridade
Os recém-nascidos com idade gestacional inferios a 37 semanas são considerados prematuros.Essa categoria abrange desde crianças com idade gestacional próximas à maturidade até aquelas nascidas no limite da viabilidade. Os riscos de