Petróleo
Polo: Tangará Sul
PETRÓLEO
Tangará da Serra – MT, Maio de 2014.
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
PETRÓLEO
Tangará da Serra – MT, Maio de 2014.
INTRODUÇÃO
O petróleo é o resultado da ação da pressão e temperatura exercida pelas camadas de rochas ao longo do tempo geológico (milhões de anos) sobre a matéria orgânica depositada. É um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água. O petróleo resulta das combinações de moléculas de hidrogénio e carbono – daí a denominação científica genérica de hidrocarbonetos para o petróleo e o gás natural. Na sua maioria são hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos.
O petróleo pode conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto, passando pelo verde e marrom-claro.
É a principal fonte de energia da atualidade, daí sua enorme importância. Existem petróleos leves, médios e pesados, além de óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. A palavra petróleo vem do latim petroleum, de petrus (pedra) e oleum (óleo).
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo. Ela atingiu a profundidade de 488 metros, mas o poço produziu somente água sulfurosa. Foi somente em 1938 que se descobriu óleo, em Lobato, na Bahia. Seguiram-se as descobertas da bacia Sergipe-Alagoas e em 1968 foi descoberto o primeiro campo petrolífero na plataforma continental brasileira, em Sergipe.
A Petrobras foi criada em 1954, com o apoio de uma intensa campanha popular e com o objetivo de monopolizar a exploração e refino do petróleo no Brasil. A partir daí, muitos poços foram perfurados. Atualmente, a bacia de Campos possui as maiores reservas conhecida no país, todos em águas profundas