desenvolvimento motor
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA I BLOCO DIURNO
PROF: JANE CARVALHO
ACADÊMICA: NAIRALINY DA CRUZ
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA SOBRE DESENVOLVIMENTO MOTOR
TERESINA, 09 DE NOVEMBRO DE 2013.
Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento motor de crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, no que se refere ao desempenho de agilidade, equilíbrio, força e coordenação motora. Nas aulas teóricas em sala de aula aprendemos a diferença do desenvolvimento motor em várias faixas etárias, mas na prática podemos observar que houve algumas distinções entre as crianças, pois levamos em conta o meio em que elas vivem e se praticavam alguma atividade física. Para melhor avaliação foram feitas várias atividades como correr, pular, chutar, arremessar, receber e outros. Através dessas atividades identificou-se a dificuldade que cada um teve na hora da execução.
A primeira brincadeira proposta foi de andar sobre a linha, em primeiro momento observamos que algumas crianças mesmo com idade menor se saíram melhor do que o esperado andando com segurança e confiança, mas alguns deles iam a passos lentos e outros de cabeça baixa com olhar fixo para linha. Na brincadeira de pular corda vimos que em torno de 90% das crianças obtiveram dificuldade de coordenação, pois elas pulavam sem equilíbrio e direcionamento, nessa hora ao pergunta-las quem praticava atividade física foi que percebemos a diferença entre os que não praticam atividade e os que praticam como nas escolas (aulas de ed.
Física), ou até mesmo nas ruas. Esses que praticavam obtiveram um resultado de desenvolvimento motor mais elevado. Já na brincadeira de receber a bola a maioria conseguiu aparar e tiveram noção de distancia e direção na hora de devolver a bola.
No chute à trave vimos novamente que não tiveram problema ao chutar a bola em direção ao gol, alguns colocavam mais força e outros com jeito, o desempenho nessa atividade foi satisfatório.
Nessa prática podemos