desenvolvimento motor em crianças praticantes de judô e natação
Reigiane Nayra Carvalho da Silva¹, Elinai dos Santos Freitas Schütz², Professora, Msc. (Orientadora).
INTRODUÇÃO:
Muitos estudiosos ao longo de anos vem pesquisando e tentando compreender o desenvolvimento humano, principalmente das crianças (COPPEDE, 2012). Segundo Haywood e Gethell (2004) é nessa fase da vida que são dados os maiores ganhos no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, psíquico e social que acompanharão o indivíduo nas demais fases da vida. Para Souza (2005) as habilidades motoras ajudam a criança a ser independente, em jogos e em sua adaptação social. A prática de atividades esportivas é ferramenta necessária para o desenvolvimento físico e motor de crianças e adolescentes (CENTRO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, 2010).
A nutrição tem sido considerada um pré-requisito para um bom crescimento e desenvolvimento. Não se pode negar que a ingestão de uma dieta adequada em quantidade e qualidade é um fator primordial na vida de um ser humano a partir de sua concepção até sua morte (GUARDIOLA. et al., 2001).
OBJETIVO
Avaliar o desenvolvimento motor grosso e estado nutricional das crianças de 6 a 10 anos de idade participantes das escolinhas de natação da UNISUL e de judô do Instituto Estadual de Educação (IEE).
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Motor. Estado Nutricional. Criança. MÉTODOS
A amostra foi composta por 25 crianças de ambos os sexos com idade de 6 a 10 anos das escolinhas de judô do Instituto Estadual de Educação (IEE) e natação da UNISUL. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), desenvolvido por Ulrich (2000).
Para caracterizar a amostra foram coletados dados como sexo, idade, massa (Kg) e estatura (m). Para realizar o diagnóstico do estado nutricional foi utilizado o escore-z de IMC