Fisica
OBJETIVO:
Tem a finalidade de observar e verificar a validade das leis de equilíbrio de um sólido sujeito a ação de várias forças. Com a utilização de molas e cargas analisaremos as reações vinculares em articulações.
INTRODUÇÃO:
Um corpo rígido é aquele que não se deforma, sendo que em qualquer ponto do objeto que impusermos uma determinada força a reação será a mesma. Quando não há aplicação de forças no corpo o mesmo tende a ficar em equilíbrio e devido à sua rigidez podemos observar também a possível ocorrência de rotação de acordo com o local em que a força for aplicada.
Quando aplicamos uma determinada força no objeto e acaba por ocorrer a sua rotação denominamos essa ocorrência como torque, que nada mais é do que a capacidade que uma força tem de causar rotação no objeto. Conforme demonstrado abaixo a aplicação da força faz com que o corpo tenda a girar ao redor do ponto fixo 0, e o vetor determina a distância entre o eixo de rotação e o ponto onde a força foi aplicada.
Logo, podemos determinar o torque através do produto vetorial: = x |M|=|r|.|F|.sen
Podemos observar também que o produto r sen é igual ao braço , motivo pelo qual o módulo do torque também pode ser dado por:
M=F. (=sen)
Quando o corpo esta em equilíbrio, temos que:
∑ext = e ∑ext =
MATERIAIS E MÉTODOS:
- Utilizamos os seguintes materiais:
- 1(um) Porta Massor;
- 1 (uma) mola;
- Tirante;
- Régua;
- Apoio Vertical;
- Barra AB;
- Pino (articulação);
Efetuamos os seguintes procedimentos:
Primeiro Arranjo
Realizamos a pesagem da barra AB e identificamos o seu centro de gravidade onde fixamos o porta massor na parte inferior e o tirante com a mola na parte superior e incluímos peso o suficiente para que a barra se posicionasse à um ângulo de 90º com o apoio vertical.
Com esse posicionamento da barra AB, realizamos a pesagem dos pesos, medimos com ajuda de uma régua a deformação da mola, bem como, verificamos qual