brucelose humana
A brucelose também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados.
A infecção ocorre quando eles entram em, contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos.
Sintomas
O período de incubação é de uma semana a um mês. A brucelose é uma doença crónica de progressão lenta. Na forma aguda os sintomas podem ser confundidos com os da gripe: febre, sudorese noturna (suor com cheiro de palha azeda), calafrios, fraqueza, cansaço, inapetência, dor de cabeça, no abdômen e nas costas e na crônica os sintomas mais característicos são: febre recorrente, grande fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores, manifestações alérgicas (asma, urticária, etc.), pressão baixa, labilidade emocional, alterações da memória.
Diagnóstico
É feito pela cultura de amostras do sangue e de tecidos recolhidas por biópsia, e cultura em meio próprio. Como é de crescimento lento, demora quatro semanas a crescer em quantidades suficientes para análise microscópica ou bioquímica. A sorologia (detecção de anticorpos específicos) também é usada.
Tratamento
É feita através da administrados antibióticos como doxiciclina, gentamicina, ou cotrimoxazole, durante pelo menos um mês.
Faringite
Faringite, ou dor de garganta, é desconforto, dor ou coceira na garganta. Ela normalmente faz com que seja doloroso engolir.
Causas
A faringite é causada por inchaço (inflamação) da faringe, que é a parte posterior da garganta, entre as amígdalas e a laringe.
A maior parte das dores de garganta é causada por uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Algumas viroses pode provocar tipos específicos de dor de garganta, como infecção por Coxsackie ou mononucleose.
A maioria dos casos de faringite acontece