Desenvolvimento interpessoal
Aprender a dar ajuda quer dizer estabelecer uma relação com o outro para crescimento psicossocial conjunto. Cada um tem recursos que servem ao outro e que precisam ser utilizados com propriedade. O processo de dar (e receber) feedback é fundamental para atingir esse objetivo, porquanto conduz a trocas autênticas e construção de confiança e respeito mútuos.
Finalmente, a participação eficiente em grupo completa o processo, permitindo implementar opções conscientes para mudanças de comportamentos inadequados, de modo a exercitar interdependência verídica com os demais membros do grupo, de forma natural e espontânea, sem recorrer a manobras manipulativas.
Quando esses objetivos são atingidos, desenvolve-se na pessoa uma disponibilidade psicológica para continuar aprendendo a aprender e para aperfeiçoar, constantemente, os processos de ajuda e participação em grupo."
Por inicio a autora Fela Moscovici no seu livro Desenvolvimento Interpessoal trata do processo de interação com o ser e o meio. Ou seja, cada pessoa possui características próprias, sua personalidade, qualidades, dificuldades, enfim, com base nessa concepção convivemos ora por forma harmoniosa e outras vezes nem tanto. Imagine cada individuo com uma formação diferente, referente à educação que recebeu dos pais, se veio de uma família estruturada ou não, a influência dos amigos, livros, a própria vida escolar, as dificuldades que surgiram no decorrer da vida tanto amorosa e ou financeiras, o ser com sua personalidade formada. Vivendo da sua maneira com relação aos seus sonhos e resoluções de problemas cotidianos. Agora, imagine um grupo de pessoas em uma organização, tendo que conviver diariamente com o mesmo objetivo que é produzir,